procon, reclamação, conciliação, empresa, consumidor, consumidor.gov.br, consumidor.gov, governo, sindec, senacon, mj, miniterio da justiça, secretaria nacional do consumidor, plano de defesa do consumidor, plandec, portal do consumidor, conflitos, consumo, conflitos de consumo

Início do conteúdo

Como Aderir - Órgãos de Monitoramento

 

No Consumidor.gov.br, as reclamações registradas pelos consumidores são acompanhadas, de forma coletiva, por diversos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O foco desse monitoramento é aprimorar as políticas de defesa dos consumidores.

O Procon tem papel fundamental e estratégico no incentivo e ampliação do uso do Consumidor.gov.br pelos consumidores, além de incentivar a adesão de novas empresas à plataforma.

Sua atuação está diretamente relacionada aos objetivos desse serviço, que visa ampliar o atendimento aos consumidores, incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos/ serviços e do relacionamento entre consumidores e empresas, aprimorar as políticas de prevenção de condutas que violem direitos do consumidor e promover a transparência nas relações de consumo.

Os Procons interessados em aderir à plataforma devem fazer o download do Termo de Adesão, assiná-lo e enviá-lo à Secretaria Nacional do Consumidor juntamente com a documentação pertinente. Os documentos devem ser digitalizados e enviados para o e-mail faleconosco.gestor@consumidor.gov.br.

Clique aqui para preencher o Termo de Adesão.